cat @ 14:27

Qua, 14/10/09

Ainda que não haja uma investigação que se possa considerar “irmã” da minha, existem algumas temáticas de confluência, que podem ter importância sobretudo de um ponto de vista mais global. Por exemplo, ainda que eu proponha definir e aplicar métodos de avaliação de usabilidade adaptados concretamente a uma “social-mobile-context-aware-aplication” (é longo, não é?), é interessante ver as referencias dos meus colegas acerca desta área de estudo.

Finda a minha actividade voyeristica, segue-se a lista. Realço em primeiro lugar o trabalho do meu colega de jornada [João Silva], que vai participar no desenvolvimento da mesma aplicação mobile, focando-se na integração de redes sociais.

MOBILE
[Ana Batista]. Destaque pela temática da migração de conteúdos para dispositivos móveis (iPhone ou Nokia, no caso).
[Pedro Ferreira]. Referencia pela componente de mobile TV, embora o enfoque seja o grafismo de informação.
[Inês Silva]. Componente mobile do projecto, ainda que o âmbito de acção seja o mobile learning.
[Alexandra Moedas]. A plataforma de desenvolvimento será a mesma – Android, tratando-se no caso de uma migração de serviço (“Sapo Campus Mobile”), dando relevo à parte técnica (o que não será a minha situação).
 

INTERACÇÃO e INTERFACES
[Marília]  e [Ricardo Magalhães]. Destaque à abordagem às tipologias de interacção – multitouch e manipulação directa, embora se foquem especificamente nos quiosques interactivos.
[Juliana]. Importância dada à componente de interacção, ainda que se aplique aos museus e exposições.
[Cátia Resende]. Design de interface e interacção, sendo o cenário de aplicação distinto: aplicado ao software educativo, destinado às crianças.
[Cristina Teixeira]. Destaque também pela implementação de uma interface, que neste caso deve servir um contexto de trabalho colaborativo, inserido na temática da Telemedicina. No caso, também destaco as questões da usabilidade que ela refere.

USABILIDADE
[Rui Rodrigues]. Enfoque nos estudos de usabilidade usando eyetracking (interessou-me o vídeo relativo ao iPhone postado aqui), embora a especialização seja a TV.

REDES SOCIAIS
[João Afonso]. Pelo conceito de social mashups, ainda que seja adaptado aos live events.

Finalizo referindo que esta lista se pode ir adaptando à medida que a minha investigação e a dos meus colegas forem evoluindo (sempre positivamente, espero!).

 



Ou tudo o que vai encaixar numa dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia. Interacção, interfaces, usabilidade, mobile, conteúdo, contexto, coisas-de-interesse-genérico. Ah, e ainda, postcards from Italy.
Pesquisar
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13

18
20
21
23
24

25
27
30
31


Arquivos
Twitter
    follow me on Twitter
    Mais sobre mim