cat @ 13:14

Qui, 15/10/09

Será possível interagir com computadores desktop sem utilizar o rato como dispositivo de input e uma organização de informação segundo janelas? Repensando totalmente o modelo actual de HCI?

Fica aqui uma proposta alternativa, tão interessante quanto discutível - o 10/GUI. Aconselho a ver o vídeo até ao fim (para além disso é um óptimo exemplo de um vídeo demonstrativo de conceito).

 

10/GUI from C. Miller on Vimeo.



marilia @ 20:41

Qui, 15/10/09

 

Por caso vi ontem esse vídeo na sequência de um tweet do prof. Pedro Almeida e achei muito muito interessante.
Se é possível interagir sem rato? É. Essa questão é muito facilmente justificável: eu raramente uso o rato, em vez disso uso o touchpad do meu portátil. A diferença, é que isto só reconhece um toque de cada vez! Mas sei que alguns macs já permitem reconhecimento de vários dedos em simultâneo podendo até executar tarefas de zoom in/out, rodar, etc.. Portanto, essa até é uma falsa questão, pois relativamente ao touchpad que eles propõe, não achei nada de extraordinário.

A grande questão é o novo sistema de visualização de conteúdos. Na minha opinião, mostrar a informação daquela forma torna-se estranho. É como se eu tivesse que organizar a minha informação de forma linear. Esse conceito, numa era de webs 3.0s e mashups, e misturas, e agregações, e mais conceitos giros, para mim não tem grande sentido. É que é mesmo uma questão de percepção. Eu não consigo conceber ter os meus conteúdos organizados numa linha horizontal. Quero janelas sobrepostas, misturadas, que minimizo e maximizo quando me apetece, ter muitas coisas a acontecer simultânea e aleatoriamente e não ter de andar para trás e para a frente para poder vê-las.

Esta é a minha percepção das coisas, mas claro que do ponto de vista de uma mais fácil gestão dos conteúdos, visualização e organização dos mesmos, acho que esse sistema poderia ter muito sucesso!

Pedro Almeida @ 15:38

Sex, 23/10/09

 

Sem duvida um exercicio interessante. Concordo com a Marília no sentido em que a mudança é grande, mas no caso dos terminais móveis a interacção touch e multi-touch começa a ser comum. Como levar essa tecnologia mais à frente no mobile?

Ou tudo o que vai encaixar numa dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia. Interacção, interfaces, usabilidade, mobile, conteúdo, contexto, coisas-de-interesse-genérico. Ah, e ainda, postcards from Italy.
Pesquisar
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13

18
20
21
23
24

25
27
30
31


Arquivos
Twitter
    follow me on Twitter
    Mais sobre mim