cat @ 19:58

Sab, 17/10/09

O desafio lançado na aula de projecto de dissertação prende-se com a necessidade de definir qual a metodologia de investigação a adoptar no desenvolvimento do meu projecto. Não sendo provavelmente o traçado metodológico definitivo, é uma delimitação que urge começar a fazer. Sendo que a investigação se encontra ainda numa fase prematura e que estes aspectos não foram discutidos em orientação, esta informação poderá ser alvo de actualização.

Assim, quanto ao objectivo, considero o tipo exploratório o mais adequado para a minha investigação. Para a primeira familiarização e aproximação ao tema, será útil a informação que tenho vindo a pesquisar, sendo que as leituras e pesquisas continuarão. Corresponde a este pressuposto o facto das técnicas de recolha de dados mais utilizadas incluirem o levantamento bibliográfico de informação relevante. Acerca do levantamento e pesquisa de informação, convém realçar que não havendo exemplos concretos de context-aware mobile applications que se baseiam no distribuir de conteúdos vídeo adaptados ao contexto, cruzando informação de diversas proveniências, talvez seja relevante elaborar inquéritos exploratórios a potenciais utilizadores da aplicação.

Quanto aos procedimentos de recolha de dados, identifico o estudo de caso como o mais apropriado. Neste procedimento é fundamental dominar e descrever todas as dimensões do caso em estudo de forma exaustiva, de forma a que este pudesse ser replicável. Penso assim conseguir dados concretos sobre a utilização da aplicação, ainda que não seja possível depois realizar generalizações que extrapolem a situação/contexto/actores envolvidos no estudo. O desenho de teste da aplicação C-Cast na qual estou a trabalhar como bolseira pressupõe um estudo de caso na universidade de Aveiro, portanto deverei poder retirar algum know-how do plano que será estabelecido com o contributo dos diversos pareceiros. Acrescento que será imprescindível definir um cenário de aplicação em concreto, ao mesmo tempo que desenvolver um protótipo para ser testado (sendo que neste momento ainda não posso apontar qual será o nível de fidelidade e profundidade do mesmo).

 



Ou tudo o que vai encaixar numa dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia. Interacção, interfaces, usabilidade, mobile, conteúdo, contexto, coisas-de-interesse-genérico. Ah, e ainda, postcards from Italy.
Pesquisar
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13

18
20
21
23
24

25
27
30
31


Arquivos
Twitter
    follow me on Twitter
    Mais sobre mim