cat @ 12:50

Qui, 29/10/09

No que diz respeito à definição do processo de amostragem e instrumentação do meu projecto, é importante dizer que o mesmo pode alterar-se segundo as modificações do mesmo. Assim, logo a priori, dependendo do nível de fiabilidade e profundidade do protótipo a ser realizado, poder-se-à alterar o plano.

Posto isto, estando o Context Broker (o directório de armazenamento de todos os Context Providers - que fornecem informações de presença, localização, perfil, grupos, entre outros) localizado no Instituto de Telecomunicações, os testes com uma aplicação que faça pedidos a esta entidade deverão ser realizados no Campus. Assim, a nível de participantes, neste caso verificar-se-à uma amostragem por conveniencia, sendo que os individuos abrangidos pelo estudo serão alunos/docentes da universidade de Aveiro ou provavelmente investigadores do Instituto de Telecomunicações/PTInovação. Levantam-se neste tipo de amostragem problemas de representatividade, assim como um possivel enviesamento de resultados. Quando tiver mais informações definitivas sobre o projecto, poderei tentar delimitar de forma mais interessante a amostra que tenho ao meu dispôr - por exemplo, havendo um cenário, poderei adequar a amostra ao mesmo (no projecto C-Cast, por exemplo, existem três diferentes cenários - comboio, festa e shopping, sendo que cada um deles se destina a públicos distintos).

Quanto aos dados que pretendo recolher, para além do sexo e da idade, é relevante inferir sobre a literacia tecnológica quanto a dispositivos móveis, isto é, se os participantes já estão habituados a lidar com dispositivos cujo o paradigma de interacção se assemelhe ao Android. Ainda, é importante recolher informação sobre o acesso, compreensão e utilização das funcionalidades disponibilizadas na aplicação, quer ao nível da eficiência, como da eficácia, assim como da satisfação em relação à experiência tida. Neste momento, ainda não sei precisar se os participantes irão interagir com o dispositivo em si tendo a aplicação instalada, ou com um simulador.

Finalmente, o processo de instrumentação deve visar a selecção e desenho dos instrumentos que me permitirão obter os dados referidos acima. Neste âmbito, será necessário realizar um inquérito por questionário, de modo a recolher informações para a caracterização da amostra (sexo, idade, entre outros),colocado inicialmente, mas possivelmente também para inquirir sobre a satisfação verificada (ou não) no uso da aplicação, no final. Quanto à analise da aplicação a nível funcional, ainda tenho algumas incertezas. Caso seja utilizado o simulador, poderei utilizar o ScreenFlow para gravar a interacção e a indicação do número e locais de cliques, informações que seriam condensadas numa grelha de observação. Nas minhas pesquisas, encontrei também informações sobre um sistema de eye tracking a funcionar com a manipulação de um dispositivo Android, a ser lançado em breve, da Tobii. O problema é que este tipo de solução é normalmente dispendiosa e de difícil acesso; fica registado o interesse.


Sendo uma aplicação que se espera inovadora, talvez seja relevante a realização de um focus group, com necessidade de elaborar um guião para orientar/moderar o mesmo, e grelhas para a analise/transcrição da informação recolhida (sendo a sessão possivelmente gravada em vídeo).


[nota de rodapé: temo que anteriormente tenha trocado uma tarefa de unidade curricular, assumi a de selecção de projectos semelhantes entre os meus colegas como sendo de Seminário e penso que seria de projecto de dissertação, o que pode ter trocado um pouco a numeração que tenho assumido para as identificar. O que importa é que respondi a todos os desafios "ordeiramente" e dentro do tempo estipulado, portanto vou manter a lógica. :) ]



Luis Pedro @ 16:45

Dom, 01/11/09

 

Não há problema :)

Ou tudo o que vai encaixar numa dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia. Interacção, interfaces, usabilidade, mobile, conteúdo, contexto, coisas-de-interesse-genérico. Ah, e ainda, postcards from Italy.
Pesquisar
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13

18
20
21
23
24

25
27
30
31


Arquivos
Twitter
    follow me on Twitter
    Mais sobre mim