cat @ 19:22

Qua, 11/11/09

A actividade de Projecto de Dissertação lançada na passada 6ª feira, procura estimular um olhar mais prático sobre o projecto de I&D, procurando-se retirar o mesmo do delimitado âmbito académico em que vai ser efectivamente desenvolvido, e realçando potenciais perspectivas de interesse num contexto empresarial. Considerei também relevante analisar quais os contributos do ponto de vista exploratório/conceptual.

Assim, procurei responder a duas questões:
>Que contributo exploratório/conceptual/teórico poderá apresentar a investigação?
>Do ponto de vista empresarial, que elementos potencialmente atractivos possui/possuirá a investigação? Antes de responder às mesmas, procurei delimitar a conjuntura tecnológica/económica e comportamental em que o projecto vai ser desenvolvido.

A. CONTEXTO/CONJUNTURA FAVORÁVEL
> Actualmente, verifica-se um crescendo do interesse no context-aware computing, que se traduz no aparecimento de aplicações sensíveis ao contexto (as mais comuns ligadas à informação de localização e à aplicação na área do turismo);
> Os terminais móveis, equipados com sensores, acelerómetros, bússolas e acesso ininterrupto à Web estão a tornar-se acessíveis às massas (tecnologia acessível);
> Sucesso das aplicações junto dos utilizadores (iPhone App Store registou já dois mil milhões de downloads e disponibiliza mais de 85 mil aplicações na loja, p.e);

B. ESPAÇO PARA A INOVAÇÃO
> A componente de distribuição de conteúdos audiovisuais sensíveis ao contexto é ainda um factor de inovação (actualmente, no mercado, não há nenhuma aplicação móvel que reproduza um canal personalizado e sensível ao contexto);
> A exploração das diferentes utilizações que podem ser dadas à informação disponível é um campo onde ainda é possível a inovação (isto é, o que posso fazer com a informação obtida do contexto que envolve o dispositivo (sensores) e o seu contexto de uso (rede(s) social(ais) em que o utilizador está inserido).

Tendo em conta estas duas vertentes, a relevância da minha dissertação deverá assumir-se pelo aproveitar da conjuntura favorável, com uma exploração de diferenciação e inovação (o que é, realisticamente, bastante complicado). Respondento, então, às questões:

1. POTENCIAL CONTRIBUTO TEÓRICO/EXPLORATÓRIO/CONCEPTUAL
> Clarificar e actualizar o conceito de context-awareness;
> Abordar uma perspectiva integradora de diferentes áreas, almejando uma crescente integração de conceitos, tendo em vista a exploração da vertente mobile (conceito último de Social Context-Aware Mobile TV).
> Explorar e propôr estratégias de desenvolvimento adaptadas a este "novo" tipo de aplicações;
> Dar ênfase às questões da usabilidade e interação que ainda são uma área descurada no caso das context-aware mobile applications, propondo boas práticas e guidelines.

2. RELEVÂNCIA/INTERESSE PARA O MEIO EMPRESARIAL
> Oferecer uma proposta de aplicação que corresponda às tendências do mercado, nomeadamento o sucesso das redes sociais junto dos utilizadores e da visualização de conteúdos audiovisuais em plataformas distintas da TV tradicional;
>A usabilidade como item para o sucesso da aplicação - corresponder à crescente consciência das entidades empresariais de que o sucesso de um produto está intimamente ligado com o impacto visual e a facilidade de utilização que terá junto do utilizador;
> Acompanhar a introdução do Android no mercado portugês, sendo que a disponibilização de um cariz inovador poderia ser uma mais valia diferenciadora (sobretudo na competição com concorrentes directos, como é o iPhone).



Ou tudo o que vai encaixar numa dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia. Interacção, interfaces, usabilidade, mobile, conteúdo, contexto, coisas-de-interesse-genérico. Ah, e ainda, postcards from Italy.
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