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Sex, 27/11/09

Na aula de Seminário de hoje (27/11/09), a professora Margarida Almeida propôs um exercício de inquérito por questionário a pares, focado nas questões do impacto social inerente (ou não) à investigação que estamos a levar a cabo. Segue a transcrição desse exercício:

> Inquérito por Questionário (Breve!)
Entrevistador: Cátia Figueiredo (eu!)
Entrevistado: Carlos Nobre [link para o blog]
Questão 1. De que forma enquadras a tua investigação no actual paradigma da web social?
Carlos: A minha investigação, do ponto de vista social, não tem particular ligação com as tecnologias web 2.0. O estudo pretende fundamentalmente contribuir com conhecimento e criação de valor para determinada entidade, focando-se sobre questões tecnológicas.
Questão 2. De que forma a tua investigação poderá contribuir para alterações de atitudes e comportamentos?
Carlos: A minha investigação poderá servir de guia para quem desenvolve aplicações on-line e a respectiva optimização destes para motores de pesquisa, estando as alterações comportamentais de cariz tecnologico reservadas para quem é responsável pelo desenvolvimento.
Questão 3. A tua investigação centra-se numa lógica de valorização do indivíduo ou de uma organização?
Carlos: A minha investigação centra-se numa lógica de valorização de organização, uma vez que o projecto a desenvolver visa optimizar o reconhecimento de determinada entidade pelos motores de busca, contribuindo para a sua divulgação e valorização comercial.
Questão 4. A tua investigação explora uma lógica entusiasta ou uma lógica crítica?
Resposta: A lógica da minha investigação, de acordo com o que foi explanado na aula, insere-se na vertente entusiasta, uma vez que a tecnologia servirá de suporte à valorização da entidade empresarial para a qual desenvolverei as "receitas" de optimização.
Questão 5. De que forma a tua investigação actua na inter-dependência tecnologia-sociedade?
Resposta: Sabendo que a industria das energias renováveis e em particular a energia solar é das que apresenta uma maior taxa de crescimento anual e cujo interesse mundial nesta temática é generalizado, o recurso à tecnologia para valorização de determinada entidade face a essa procura é claramente vantajosa para ambos. O meu projecto de investigação estando centrado na optimização de determinado web site para motores de pesquisa entra claramente na dictomia procura/oferta.

As minhas respostas ao mesmo questionário poderão ser encontradas no blog do meu entrevistador [link].



Ou tudo o que vai encaixar numa dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia. Interacção, interfaces, usabilidade, mobile, conteúdo, contexto, coisas-de-interesse-genérico. Ah, e ainda, postcards from Italy.
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