cat @ 18:20

Ter, 29/12/09

Na última aula do sementre de Projecto de Dissertação/Seminário, foi-nos sugerido a realização de um balanço do decorrer das unidades curriculares durante o ano lectivo de 2009/2010, reflectindo sobre o cumprimento (ou não!) dos objectivos propostos para as disciplinas.

A unidade curricular de Projecto de Dissertação, no meu ponto de vista, foi fundamental para uma introdução às diferentes metodologias e abordagens de investigação. Os diferentes exercícios propostos foram importantes para ajudar no processo de definição e afunilamento das investigações. Penso que poderiam ter sido referidas outras abordagens metodológicas para além das "tradicionais"; em alguns casos, talvez fosse importante para algumas investigações a procura de abordagens metodológicas diferentes.
O documento de avaliação final, o plano de investigação, foi gradualmente preparado ao longo do semestre através das indicações recebidas nas aulas sobre os procedimentos a levar a cabo e os exercícios propostos. O único obstáculo é inerente à própria natureza das investigações: por vezes, nem todos os alunos podiam corresponder aos exercícios de forma equitativa, no sentido em que os patamares em que se encontravam no desenvolvimento das suas investigações eram diferentes, o que se podia reflectir na profundidade e rigor dos exercícios realizados.

Quanto a Seminário, a grande mais valia desta disciplina é a possibilidade de discussão e reflexão sobre temáticas envolvidas na abrangente área da comunicação multimédia, que de certa forma poderiam ser reflectidas nas investigações individuais de cada aluno. Reforço com agrado a variedade de temáticas, ainda que algumas areas não tenham sido abordadas, como o Design de Interfaces/Interacção, por exemplo, e o facto de em algumas sessões se ter verificado uma real participação por parte dos alunos, através de comentários/questões. No futuro, seria proveitoso que os oradores convidados fossem externos ao universo DeCA/Universidade de Aveiro, para permitir uma maior diversidade de abordagens e evitar um certo ciclo vicioso de posicionamento sobre certas temáticas. Ainda, penso que a apresentação feita pelo professor Rui Raposo [link], pela inovação e visão de abertura transparecida, teria mais impacto se realizada no início do ano lectivo, aquando da génese das dissertações.  De qualquer forma, penso que é uma sessão a repetir no próximo ano lectivo, para que os alunos procurem desligar os seus projectos de condicionanentes e entraves e procurem criativamente novas soluções para problemas. Em relação ao objecto de avaliação desta unidade curricular, o enquadramento teórico, penso que pelo facto de muitas investigações continuarem com graves indefinições durante o decorrer do semestre (por motivos muitas vezes alheios à vontade e empenho do mestrando), o tempo disponível para realização do mesmo é curto, no sentido em que o espaço para a maturação de ideias e real percepção da complexidade das temáticas estudadas é condicionado/pressionado.

 

 

Transversal às duas disciplinas, a utilização do blog pessoal na plataforma Sapo Campus, é na minha opinião uma mais-valia, no sentido em que nos permite aceder ao trabalho elaborado pelos nossos colegas, podendo funcionar como uma poderosa ferramenta de divulgação do trabalho. De outra forma, seria praticamente impossível conseguir saber quais as problemáticas que estão a ser abordadas por todos os meus colegas, ainda que em alguns casos de forma superficial. No entanto, identifico mais potencialidades do que resultados; pela minha experiência, a participação da comunidade foi pontual, no que se refere a comentarios e sugestões aos colegas; ainda, a maioria dos blogs apresentou em exclusivo os exercícios obrigatórios da disciplina, o que transgride a ideia global de criação de uma verdadeira comunidade de investigação.

 

 

E pronto! Votos de um óptimo 2010, enquadrado teoricamente numa interessante temática no âmbito das CTC.:)




lpedro @ 16:06

Qua, 30/12/09

 

Obrigado Cátia, feliz ano novo também :)

Ou tudo o que vai encaixar numa dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia. Interacção, interfaces, usabilidade, mobile, conteúdo, contexto, coisas-de-interesse-genérico. Ah, e ainda, postcards from Italy.
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